Go to content Go to search
Pisos laminados e vinílicos sustentáveis da Quick-Step

PISOS SUSTENTÁVEIS

Pisos Quick-Step: sempre inovando em sustentabilidade

Qualidade einovação são os motores que nos fizeram a principal empresa no segmento de pisos. As melhorias continuas em termos de design e desempenho se estendem para as medidas de sustentabilidade. Saiba mais a respeito dos nossos esforços na área de economia circular, contenção de energia e controle das taxas de emissões.

Pioneira em economia circular


Sustentabilidade está no nosso DNA

Unilin - o grupo por trás da Quick-Step é um pioneiro na economia circular. Em 1960, apresentamos a palha de linho, um tratamento biológico de resíduos da indústria do linho - para produzir paineis de aglomerado de madeiras. A partir desse momento, matérias-primas renováveis sempre estiveram no centro dos nossos negócios: da palha de linho até a madeira recuperada.


Uma segunda vida para a madeira

A exploração contínua de novas matérias-primas, não é de maneira nenhuma sustentável. Por isso o núcleo de madeira dos pisos laminados Quick-Step contêm apenas madeira recuperada. São madeiras coletadas de serrarias, processos de reflorestamento sustentável, manutenção de estradas … que seriam queimadas ou descartadas.

A sustentabilidade está no DNA da Quick-Step

Reflorestamento sustentável

O reflorestamento sustentável envolve a colheita de árvores tendo em mente a proteção do planeta e a biodiversidade, evitando que as árvores sejam cortadas em um ritmo mais rápido do que estão sendo plantadas. Otimizamos o uso da madeira que precisa ser extraída para manter as florestas saudáveis, com árvores pequenas e/ou arqueadas que poderiam dificultar o crescimento de outras árvores, mas que é perfeitamente adequada para a produção dos pisos. Ao utilizar madeira de reflorestamento, temos certeza de que nosso suprimento de madeira não contribui para o desmatamento.

Os pisos Quick-Step são feitos de madeira de reflorestamento sustentável

Transparência sobre o vinílico

Além do calcário, um material que está disponível em abundância e o PVC reciclado internamente, cerca de um quarto do piso vinílico Quick-Step é produzido de PVC ‘virgem’ ou novo, feito de cloro (sal comum) e etileno (óleo bruto). Sabemos que o petróleo não é uma fonte renovável, e é por isso que prestamos muita atenção para desenvolver piso vinílicos que possam ser usados por até 25 anos.  

Pisos vinílicos conscientes Quick-Step
A Quick-Step se dedica em aumentar capacidade de reciclagem dos nossos pisos

Focados em fazer cada vez melhor

Procuramos fazer as perguntas corretas, desde a fase do design, com o intuito de otimizar a sustentabilidade dos nossos pisos. Quais os compenentes químicos que dificultam a reciclagem? Quais matérias-primas podem funcionar como uma alternativa? Como aumentamos o ciclo de vida dos nossos produtos? Todos os dias, nossa equipe de P&D busca as melhores respostas para essas perguntas para continuar melhorando a reciclabilidade dos nossos pisos.

Respeito pelo nosso planeta


Lutando contra o aquecimento global

Com o objetivo de mitigar as consequências do aquecimento global, metas climáticas desafiadoras foram definidas no Acordo de Paris para conter o aquecimento global a um máximo de 1,5°C. A Unilin, o grupo por trás da Quick-Step, decidiu tomar todas as medidas possíveis para contribuir para o cenário mais ambicioso de 1,5°C até 2050. Nossas metas estão sendo verificadas pela Science Based Targets, uma iniciativa de terceiros que está promovendo as melhores práticas desta batalha. Agir com determinação até 2030 é fundamental, e é por isso que definimos metas de curto prazo bastante ambiciosas que serão seguidas por um processo mais gradual em direção as emissões zero até 2050.

A planta de biomassa da Unilin transforma resíduos em energia sustentável.

Metade da produção do nosso grupo
é alimentada por energia renovável.

Energia renovável

Unilin investiu em duas plantas de biomassa para converter serragem e resíduos de madeira não recicláveis em energia renovável. Essa energia atende nossos próprios processos de produção e posteriomente o excedente é disponibilizado ao público em geral. Além disso, o grupo conta com a energia de aerogeradores e painéis solares. Como resultado, cerca de metade da nossa produção é, atualmente, alimentada por energia renovável.


Programa Europeu de Eficiência Energética

Unilin participa do Programa Europeu de Eficiência Energética com a maioria das nossas plantas de produção belgas. Este programa garante que todas as medidas de economia de energia sejam identificadas e implementadas e que o uso da energia seja monitorado e gerido diariamente. Economizar o máximo de energia possível e maximizar o uso de energia renovável são as principais metas.

Unilin aposta na energia sustentável de aerogeradores e painéis solares

Ar limpo em ambientes fechados


Piso com baixa emissão

A maior parte da nossa vida se passa em locais fechados, e é por isso que a qualidade do ar na nossa casa tem uma importância vital. Muitos fatores têm um efeito nisso: a ventilação, velas, agentes de limpeza e até mesmo os materiais usados no interior da casa, como o piso. Minimizamos as taxas de emissões de substâncias danosas durante a produção do seu piso, o tanto quanto possível, o que significa que sabemos exatamente quais materiais são usados nele.


Emissão mínima de VOC

Gerenciamos nossa produção para minimizar as emissões de VOCs (compostos orgânicos voláteis), que são produtos químicos orgânicos que têm uma alta pressão de vapor em temperatura ambiente. Um exemplo de um VOC é o formaldeído que também é emitido pela madeira. A emissão de formaldeído do nosso piso laminado é desprezível e dez vezes mais baixo do que as normas da UE. Quanto ao nosso piso vinílico, não há formaldeído detectado. Isso é refletido nos nossos selos A+ (laminado, vinil) e M1 (laminado, vinil).

Os pisos Quick-Step possuem baixas emissões

Nossos selos e certificações

Unilin obedece a todas as normas ambientais e de saúde legalmente estipuladas. Como somos a principal empresa no segmento de pisos, assumimos, seriamente, a responsabilidade e vamos além das regulamentações e nos prepararmos também para os desafios do futuro. É por isso que vamos além, conquistando de forma voluntária diversas certificações opcionais.

  • selo de emissão A e A+

    A+

    O principal certificado da categoria de regulação das taxas emissões, serve como um reconhecimento para as nossas taxas de emissões muito baixas.
    O principal certificado da categoria de regulação das taxas emissões, serve como um reconhecimento para as nossas taxas de emissões muito baixas.
  • selo de emissão M1

    M1

    Prova de que nossos produtos de piso não liberam substâncias tóxicas e são inodoros.
    Prova de que nossos produtos de piso não liberam substâncias tóxicas e são inodoros.
  • selo ambiental PEFC

    PEFC

    Marca mundialmente confiável para produtos de madeira com origem em florestas com manejo sustentável.
    Marca mundialmente confiável para produtos de madeira com origem em florestas com manejo sustentável.
  • selo ambiental Ecolabel da UE

    Ecolabel da UE

    Selo de excelência ambiental concedido a produtos e serviços que atendem altos padrões ecológicos durante todos os seus ciclos de vida.
    Selo de excelência ambiental concedido a produtos e serviços que atendem altos padrões ecológicos durante todos os seus ciclos de vida.
  • Declaração de Produto Ambiental para Unilin

    EPD

    Com a nossa declaração de produto ambiental, mostramos nosso compromisso de oferecer informações precisas, confiáveis e comparáveis sobre o desempenho ambiental dos nossos produtos laminados.
    Com a nossa declaração de produto ambiental, mostramos nosso compromisso de oferecer informações precisas, confiáveis e comparáveis sobre o desempenho ambiental dos nossos produtos laminados.
  • selo ambiental Nordic Swan

    Nordic Swan Ecolabel

    Selo ecológico escandinavo muito reconhecido para produtos que atendem a grandes exigências de normas ambientais por todo o ciclo de vida.
    Selo ecológico escandinavo muito reconhecido para produtos que atendem a grandes exigências de normas ambientais por todo o ciclo de vida.
Pisos laminados e vinílicos Quick-Step

Nossos esforços no nível do produto

Tomamos medidas ambientais específicas para diferentes produtos. Leia tudo sobre como são feitos nossos pisos laminados e vinílicos.